Com o início de oito novas rotas da Azul na próxima semana, o Rio Grande do Sul se tornará o Estado brasileiro com o maior número de voos regionais. Serão 16 rotas, superando a Bahia, o Ceará e o Paraná. A solenidade que marca o início das novas operações está agendada para segunda-feira (2).
O anúncio havia sido feito em fevereiro, quando o governador Eduardo Leite e o deputado Frederico Antunes (PP), líder do governo na Assembleia e presidente da Frente Parlamentar da Aviação, visitaram as instalações da empresa em Barueri (SP).
As rotas que começarão a operar ligam o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a Bagé, Alegrete, Erechim, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, São Borja, Vacaria e Canela. Atualmente, já estão ativos voos para Uruguaiana, Santa Maria, Pelotas e Santo Ângelo.
Também estão operando as rotas da Azul entre Caxias do Sul e Campinas (SP) e entre Porto Alegre e Campinas. O voo entre Passo Fundo e Campinas está suspenso em razão de obras no aeroporto, mas deve voltar em outubro. Ainda está ativo um voo da Gol entre Caxias do Sul e São Paulo.
Durante a cerimônia, prevista para começar às 7h30 de segunda, a Azul oficializará cinco novos mercados partindo da Capital, que devem entrar em operação a partir de outubro: Maringá e Londrina, no interior do Paraná, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, além de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, no interior paulista.
A Gol, por sua vez, deve retomar o voo entre Passo Fundo e São Paulo em outubro. Antes, em setembro, deve anunciar quatro novas rotas ligando o interior do Estado a São Paulo. Os voos partirão de Pelotas, Santo Ângelo, Santa Maria e Uruguaiana.