A prefeitura de Porto Alegre dará o nome do arquiteto Jaime Lerner ao trecho 3 da orla do Guaíba, e também colocará um busto do arquiteto no local. Responsável pelo projeto de revitalização da orla, Lerner morreu nesta quinta-feira (27), aos 84 anos, por complicações de doença renal crônica.
A decisão de homenagear Lerner foi confirmada à coluna pelo prefeito Sebastião Melo. Mais cedo, o ex-prefeito José Fortunati (Pros) e o ex-vice-prefeito Gustavo Paim (PP) sugeriram a ação, nas redes sociais. O vereador Ramiro Rosário (PSDB) chegou a protocolar na Câmara um projeto de lei que dá o nome de Lerner ao local. Melo, no entanto, diz que não quer “disputa de autoria” sobre a homenagem.
O trecho 3 da orla, que está em fase final de conclusão, fica localizado entre a Foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante.
Também projetado por Jaime Lerner, o trecho 1, que fica entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, é chamado de Orla Moacyr Scliar.
Além de ter atuação como arquiteto reconhecida internacionalmente, Lerner foi três vezes prefeito de Curitiba e governador do Paraná por dois mandatos, entre 1995 e 2002. O governo do Paraná decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-governador.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.