O vereador de Porto Alegre Ramiro Rosário (PSDB) protocolou, nesta quinta-feira (27), um projeto de lei para batizar de Parque Jaime Lerner o trecho 3 da Orla do Guaíba, na Capital. Lerner morreu na manhã de hoje, em decorrência de complicações de doença renal crônica, no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba.
Como lembrou Ramiro à coluna, Lerner foi o responsável pelo projeto de revitalização da Orla, celebrado como um espaço de convivência para a população da Capital.
— O local alcançou reconhecimento mundial pela beleza do local e que tanto orgulha os porto-alegrenses — avaliou.
O trecho 3 da Orla do Guaíba, que está em fase final de conclusão, fica localizado entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante. O trecho 1 é chamado de Orla Moacyr Scliar. Com 1,3 quilômetros, fica entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias.
Agora, o projeto de lei deverá ser avaliado nas comissões da Câmara, para depois ser colocado em votação no plenário.
Jaime Lerner
Lerner foi três vezes prefeito de Curitiba. Urbanista, ganhou notoriedade internacional por seu projeto de planejamento urbano e da transformação do transporte público da capital paranaense. Foi, também, duas vezes governador do Estado do Paraná.
Como lembrou o colunista Jocimar Farina, Lerner pode ser considerado o "pai da revitalização da orla do Guaíba". Em 2019, o criador foi apresentado à criatura e teve chance de ver, in loco, o que havia projetado apenas em desenhos e maquete.