Três propostas para compra da vacina Sputnik V foram apresentadas ao secretário-geral do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, nesta quinta-feira (15), por representantes do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), liderado pela Frente Nacional de Prefeitos. Já são mais de mil municípios engajados nesta iniciativa, dos quais 172 do Rio Grande do Sul. O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, participou da reunião.
Os prefeitos apresentaram três opções ao secretário-geral:
- Comprar 30 milhões de doses de vacinas do Fundo Soberano Russo, com dinheiro público, e aplicar em seus municípios. Neste caso, o Ministério da Saúde entraria com a logística de distribuição e se comprometeria a não confiscar as doses;
- Pagar as 30 milhões de doses com dinheiro doado por empresários e entregá-las ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, para aplicação no Brasil inteiro;
- Destinar todas as doses da Sputnik ao Ministério da Saúde para a vacinação de professores, por meio do PNI. Neste caso, o pagamento seria feito pelo próprio governo ou por doações de empresas.
Jairo Jorge disse que os prefeitos ainda não sabem quando exatamente a Rússia conseguiria entregar as doses. A expectativa é de que pelo menos 5 milhões sejam entregues ainda no primeiro semestre, desde que a Anvisa autorize o uso emergencial.
Nesta sexta-feira (16) ou no sábado (16), os prefeitos terão novo reunião com o representante do Fundo Soberano Russo. A reunião será transmitida pelo YouTube para que todos os prefeitos que aderiram ao consórcio possam acompanhar.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.