O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), reúne nesta quinta-feira (18) o comitê de crise para discutir novas medidas para o enfrentamento à covid-19. O alerta disparou em razão de um estudo que verificou crescimento de mais de 2000% na carga viral do coronavírus no esgoto do município de janeiro para fevereiro.
— Os dados são pouco animadores, pois estes números, combinados com o aumento de óbitos, demonstram que as pessoas não estão testando mesmo com sintomas — avaliou o prefeito.
O estudo mais recente, referente ao material coletado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vicentina em 1º de fevereiro, identificou 1.535.990 cópias genômicas do vírus por litro, ante 73.190 identificadas na amostra do dia 11 de janeiro.
O monitoramento da presença do vírus é feito pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, em parceria com o Serviço Municipal de Água e Esgoto. O material é analisado por laboratórios da UFRGS e da Feevale.
— O importante deste dado apresentado no estudo é que ele demonstra que existe enorme crescimento da presença do vírus ativo pela analise da excreção humana. O que indica que o vírus está circulando mais na cidade, sobretudo na região compreendida pela ETE Vicentina — destacou o secretário municipal de Saúde, Marcel Frison.
Mal-estar
Causou desconforto em integrantes do governo de Sebastião Melo a informação de que a secretária adjunta de Meio Ambiente, Camila Nunes, filha do deputado federal Bibo Nunes (PSL), viajou a Puna Cana, na República Dominicana, durante o feriado de Carnaval. Em Porto Alegre, o prefeito cancelou o ponto facultativo, e os secretários e tiveram de trabalhar normalmente no início da semana.
Camila foi exonerada a contar de segunda-feira e voltará à prefeitura na sexta, já que secretários adjuntos não têm direito a licença não remunerada. A viagem estava prevista antes de sua nomeação para o cargo.
Possível candidato
Sondado para concorrer a deputado federal em 2022, o prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves (PL), só decidirá no ano que vem se renuncia ao mandato para disputar a eleição. Caso Rossano deixe a prefeitura, o vice, Lucas Menezes (PSL), assume o governo municipal.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.