Com a confirmação da indicação de Otomar Vivian na Diretoria de Planejamento do BRDE, a Chefia da Casa Civil do Palácio Piratini deverá mesmo ser ocupada pelo atual secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos, que tem o aval do deputado federal Lucas Redecker, um dos cotados para o cargo.
– Sigo firme à frente da Sema, trabalhando na reestruturação para os próximos dois anos. O governador é uma pessoa ímpar e, se lançado o desafio, não me furtarei de continuar com o mesmo empenho, buscando construir – desconversou Lemos ao ser questionado sobre a mudança.
Com a provável indicação de Lemos para a Casa Civil, Leite precisará indicar ainda mais três secretários: seu substituto na Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura, o do Desenvolvimento Econômico (com a separação do Turismo) e o chefe de Gabinete.
Dois ex-prefeitos figuram na lista de possíveis indicações para o secretariado: Luiz Carlos Busato (PTB), de Canoas, e Guilherme Pasin (PP), de Bento Gonçalves. Busato está retornando das férias e terá encontro com o governador nos próximos dias para falar sobre seu futuro. Como o PTB foi o partido mais fiel ao governo nas votações polêmicas, seus líderes entendem que merecem uma retribuição.