Ex-secretário da Fazenda de Porto Alegre, o auditor fiscal Leonardo Busatto foi confirmado nesta quarta-feira (6) como novo secretário estadual e Parcerias Estratégicas. Busatto substitui Bruno Vanuzzi, que recebeu um convite do setor privado e vai trabalhar em um grupo empresarial do ramo imobiliário.
Busatto, que está no serviço público desde 2006 e foi secretário do então prefeito Nelson Marchezan de 2017 até o início de 2020 e retornou no final da gestão, terá a missão de dar sequência aos projetos de concessão, parcerias público-privadas e privatizações em andamento no Estado. Entre eles, as concessões de mais de 200 quilômetros da RSC-287, de outros 1,1 mil quilômetros de estradas estaduais, da Estação Rodoviária de Porto Alegre e do Zoológico de Sapucaia do Sul, além da primeira parceria público-privada (PPP) de um presídio no país, que será construído em Erechim. O futuro do cais do Porto de Porto Alegre também será inserido no portfolio do programa RS Parcerias.
— O governo aposta muito no setor privado não apenas como uma oportunidade de viabilizar financiamentos, mas também para agilizar os processos de modernização e qualificação de serviços prestados à população. Temos uma carteira extensa de projetos e apostamos em um servidor com experiência para dar sequência e liderar o trabalho que vem sendo realizado — disse Leite ao anunciar o novo secretário.
— Esse é o futuro do setor público. O desafio será efetuar as entregas previstas até o final da gestão para contribuir com a melhoria dos serviços prestados à sociedade e ajudar a impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado — afirmou Busatto.
Casado, pai de dois filhos, Leonardo Busatto é filho do ex-secretário da Fazenda Cezar Busatto, já falecido, e da ex-vereadora Clênia Maranhão.