Ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-chefe da Cassa Civil, Luiz Fernando Záchia, 65 anos, foi convidado pelo prefeito eleito Sebastião Melo e aceitou ser secretário de Mobilidade Urbana. Sob o guarda-chuva da secretaria estarão a EPTC e a Carris, que deverão ser presididas por técnicos.
O ex-deputado, que também já foi dirigente do Inter, é o segundo nome do MDB, partido de Melo, confirmado para o primeiro escalão. O primeiro foi o de Cezar Schirmer, que será secretário de Governança Estratégica, uma espécie de Casa Civil da prefeitura.
Záchia esteve ao lado de Melo desde o início da campanha e vem colaborando com a transição. Por já ter sido vereador e presidente da Câmara, tem forte vínculo com a cidade e conhece os problemas de mobilidade como poucos na futura equipe do prefeito.
A participação no secretariado de Melo é um recomeço para o ex-deputado, que não pretendia mais disputar eleições nem ocupar cargos públicos. Estava traumatizado pelos mais de seis anos em que viveu numa espécie de limbo.
Preso em 2013, na Operação Concutare, quando ocupava a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, jamais foi denunciado e, portanto, não tinha como se defender. A Justiça determinou o arquivamento do inquérito e Záchia pode, enfim, retomar a vida. No livro Setenta e seis passos, lançado em outubro, descreve o drama que viveu nos últimos sete anos.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.