O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Depois de um dissenso que provocou divisão interna no PSB, a executiva nacional do partido liberou a direção municipal para formalizar o apoio a Sebastião Melo (MDB) no segundo turno de Porto Alegre. A decisão pró-Melo já havia sido tomada em reuniões da executiva municipal, mas o comando nacional cogitou intervir e direcionar a adesão à candidatura de Manuela D'Ávila (PCdoB).
O posicionamento derradeiro foi definido em reunião da executiva nacional do PSB, que terminou por volta das 23h de quinta-feira (20).
De acordo com o ex-deputado Beto Albuquerque, vice-presidente nacional do PSB, a executiva não chegou a um consenso sobre a criação de um critério para definir a posição do partido nas disputas de segundo turno nas capitais. Com isso, ficou definido que a palavra final será das direções locais.
Em Porto Alegre, a executiva municipal referendou o apoio a Melo em duas reuniões, realizadas na terça (17) e na quarta-feira (18), mas havia expectativa sobre uma decisão nacional que revertesse a tendência de apoio.
Nesta quinta, a deputada estadual Franciane Bayer compareceu a um ato de apoio à candidatura de Melo, mesmo sem a oficialização do apoio.
Internamente, a ala de filiados que defendeu a adesão a Melo sustentou que o deputado tem mais chances de sair vitorioso na eleição e que o PSB deve reforçar o distanciamento do PT no Estado. Já os militantes favoráveis à aliança com Manuela argumentaram que o partido não pode se unir a uma chapa que reúne admiradores do presidente Jair Bolsonaro e que, ideologicamente, a ex-deputada está mais próxima da legenda.
Nesta eleição, seguindo tendência da legenda nacionalmente, de se aproximar do PDT, fechou apoio à candidatura de Juliana Brizola no primeiro turno, indicando Maria Luiza Loose como candidata a vice. A chapa terminou em quarto lugar, com 6,4% dos votos válidos. O PSB também elegeu um vereador para a Câmara Municipal.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.