O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Depois das turbulências enfrentadas como vice-prefeita, a ex-primeira-dama Helena Hermany (PP) deu a volta por cima e, no último domingo (15), venceu a eleição para a prefeitura de Santa Cruz do Sul. Com 24,6 mil votos (32,4%), a progressista superou seis adversários e tornou-se a segunda mulher a se eleger prefeita do município do Vale do Rio Pardo.
O resultado das urnas redimiu Helena, que cumpre o segundo mandato como vice de Telmo Kirst. No último período, após desentendimentos entre os dois, a vice chegou a ser “despejada” do próprio gabinete. Ela teve de recorrer à Justiça para garantir a retomada das funções e uma estrutura mínima de trabalho.
Kirst, que foi eleito e reeleito pelo PP, migrou para o PSD após o racha, descontente com o apoio dos líderes do partido à vice. Nesta eleição, a candidata apoiada por ele, Jaqueline Marques (PSD), ficou em quinto lugar, com 6,5% dos votos.
Depois de uma campanha que descreve como “leve e propositiva”, Helena afirma que pretende conduzir um governo de união e parcerias com a comunidade.
— Fui expulsa no meu gabinete, mas existe um ser acima de todos nós que coordena tudo, e agora vou voltar para a prefeitura pelos braços do povo — disse a prefeita eleita.
Preocupada com a crise econômica provocada pela pandemia, Helena pretende ampliar a concessão de microcrédito para ajudar na recuperação de pequenas empresas e promover iniciativas de qualificação para pessoas que procuram emprego.
Apesar de ter sido eleita prefeita pela primeira vez no dia 15, Helena já havia chefiado a prefeitura temporariamente em 2008, quando era vice-prefeita e o então prefeito, José Alberto Wenzel (PSDB), renunciou para assumir a Casa Civil do governo Yeda Crusius.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.