Atritado com o PP desde que brigou com a vice, Helena Hermany, e o partido ficou ao lado dela, o prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst, vai para o PSD. O ato de filiação está marcado para sábado, às 11h30min, no restaurante da Gruta. A ficha será abonada pelo deputado federal Danrlei e pelo deputado estadual Gaúcho da Geral.
Telmo brigou também com o MDB e o PDT, que integravam a coligação pela qual foi reeleito em 2016. Como Helena deverá concorrer pelo PP, o prefeito estará no palanque oposto, apoiando o candidato da aliança que reunirá PSD, DEM, PRB e PSL. Telmo não poderá concorrer porque já está em seu segundo mandato.
A briga com Hermany rendeu ao prefeito uma ação por improbidade administrativa por ter supostamente expulsado a vice, mandando-a para casa depois de ter desconstituído seu gabinete. Kirst também teria exonerado verbalmente a chefe de gabinete da vice, única servidora lotada no gabinete dela. O prefeito afirma que não há ilegalidade nos seus atos e que vai contestar as acusações do Ministério Público na Justiça.