O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Nos últimos dias do prazo para as convenções partidárias, o PSTU e o PCO confirmaram que terão candidaturas próprias à prefeitura de Porto Alegre. Com o lançamento das duas chapas, a Capital volta a ter 13 candidatos na corrida ao Paço Municipal. O número tinha caído para 12 na segunda-feira, com a desistência de Carmen Flores (PSC).
Em convenção realizada nesta segunda-feira (14), o PSTU homologou a candidatura do professor de matemática e dirigente sindical Julio Flores a prefeito. Aos 61 anos, Flores disputará sua 13ª eleição. Ele já concorreu a vereador, prefeito, senador e governador, mas nunca se elegeu. A vice na chapa será a servidora aposentada da UFRGS Vera Rosane.
— É preciso fazer uma reforma urbana radical em Porto Alegre, mas isso só será possível com um governo socialista dos trabalhadores, apoiado em Conselhos Populares, onde sejam os mais pobres, e não os empresários, que governem de fato — disse o candidato, durante a convenção.
Na reunião virtual, da qual participaram cerca de 40 pessoas, o PSTU também chancelou as candidaturas do trabalhador dos Correios João Augusto Gomes e da estudante de Ciências Sociais Nikaya Vidor à Câmara de Vereadores.
Nesta terça-feira (15), o PCO anunciou que lançará Luiz Delvair Martins Barros como candidato a prefeito de Porto Alegre. Delvair já concorreu a vereador, vice-governador e senador, mas jamais foi eleito. A candidata a vice será Delaine Kalikosky de Oliveira.
Em 2018, o partido teve todas as candidaturas indeferidas no Rio Grande do Sul, pela falta de prestação de contas em eleições passadas.
Com as novas regras eleitorais, o PSTU e o PCO não terão direito a ocupar o tempo de rádio e TV na propaganda eleitoral.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.