O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Em congresso virtual realizado no sábado (5), o PSB de Porto Alegre indicou a professora Maria Luiza Loose como candidata a vice-prefeita na chapa de Juliana Brizola (PDT). Além de ratificar o apoio do partido ao PDT, a escolha representa também a criação da primeira chapa formada inteiramente por mulheres a disputar a eleição majoritária na Capital. A cidade jamais elegeu uma prefeita.
Dirigente nacional do partido, Maria Luiza é técnica em segurança do trabalho e pedagoga e coordena o movimento de mulheres do PSB estadual. Além dela, outros três integrantes do partido postulavam a indicação.
Em sua participação no evento, Juliana saudou a companheira de chapa e mencionou que, durante a pandemia de coronavírus, países governados por mulheres, como a Nova Zelândia, a Alemanha e a Noruega, obtiveram bons resultados no combate à doença.
— O desafio do próximo gestor será a reconstrução da nossa cidade. Somos mulheres, mães, batalhadoras. Nossa trajetória é marcada por desafios e superação. E será com todo entusiasmo que faremos, juntas, uma cidade melhor — disse a deputada.
A coligação em Porto Alegre faz parte da estratégia conjunta adotada nacionalmente pelos dois partidos a partir das eleições de 2018, que redundou na união em várias capitais e grandes cidades brasileiras.
O bloco ainda é integrado pela Rede Sustentabilidade, que também estuda apoiar a candidatura de Juliana, e pelo PV, que lançou Montserrat Martins a prefeito na Capital.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.