O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O senador gaúcho Paulo Paim (PT) será agraciado com uma distinção que homenageia as pessoas negras mais influentes do mundo em 2020. O prêmio Mipad (Most Influential People of Africa Descent), que tem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), condecora anualmente 100 pessoas afrodescendentes.
Paim obteve reconhecimento por sua atuação em defesa dos direitos humanos e pela luta contra todas as formas de discriminação, preconceito e racismo. O evento de entrega da edição do 2020 do prêmio ocorrerá entre os dias 2 e 5 de outubro, em Nova York (EUA), mas, por causa da pandemia de coronavírus, Paim não poderá comparecer.
Um vídeo do senador em agradecimento e abordando a situação racial no Brasil e possibilidades de integração entre países será exibido no painel “Global Black Perspectives – With World Leaders”.
Em outras edições, personalidades como o piloto Lewis Hamilton, o corredor Usain Bolt, as cantoras Beyoncé e Rihanna, o jogador de basquete Lebron James e a tenista Serena Williams já foram congratulados com o prêmio. Os atores brasileiros Taís Araújo e Lázaro Ramos também já receberam a honraria, assim como o rapper Emicida.
Natural de Caxias do Sul, Paim cumpre o terceiro mandato como senador. Antes disso foi eleito deputado federal quatro vezes. Foi o autor do projeto de lei que criou o estatuto do idoso e também apresentou proposta para implementar o Estatuto da Igualdade Racial.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.