O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Maior partido entre os que ainda não anunciaram pré-candidaturas ou coligações para a chapa majoritária em Porto Alegre, o Podemos, cujo maior expoente no Rio Grande do Sul é o senador Lasier Martins, ainda negocia quem apoiará na eleição da Capital. O partido esteve próximo de entrar na coligação do prefeito Nelson Marchezan (PSDB), mas a tramitação do processo de impeachment, que pode tirar Marchezan da disputa, esfriou as negociações.
Atualmente, a legenda mantém diálogos com o ex-prefeito José Fortunati, pré-candidato do PTB, e com o vice-prefeito Gustavo Paim, que concorrerá pelo PP. Para o próximo final de semana, está prevista uma reunião com o pré-candidato do MDB, Sebastião Melo.
De acordo com o secretário-geral do Podemos no RS, Marco Vieira, um dos principais critérios na escolha da aliança é a possibilidade de apoio à reeleição de Lasier, em 2022.
— Muitas conversas nossas passam pela eleição de 2022. Vamos dar prioridade a quem se comprometer a nos ajudar na reeleição no senador Lasier — afirma Vieira.
Com a incorporação do PHS, no ano passado, o Podemos soma 11 deputados federais e terá cerca de 12 segundos em cada bloco de 10 minutos da propaganda no rádio e na televisão.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.