O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
O governador Eduardo Leite está convidando os deputados estaduais para apresentar, nesta terça-feira (14), os conceitos que nortearão a proposta de reforma tributária estadual. O convite está sendo encaminhado aos parlamentares junto com o link de acesso a uma reunião virtual, agendada para as 9h. A previsão é de que a videoconferência se estenda até as 10h30min.
O funcionamento do sistema tributário estadual e as bases da mudança elaborada pela Secretaria da Fazenda serão explicados aos 55 deputados, de bancadas governistas, independentes e de oposição. Junto de Leite, devem participar da reunião o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso.
Em uma segunda reunião, ainda a ser agendada, o governo detalhará as minúcias dos projetos que serão encaminhados ao Legislativo.
À tarde, por volta das 15h30min, a conversa será com representantes de entidades e federações empresariais, interessadas diretamente no teor das mudanças.
O Piratini pretende discutir a proposta com deputados e empresários antes de encaminhá-la à Assembleia com a intenção é aparar, senão todas, pelo menos parte das arestas antes de protocolar os projetos, em regime de urgência.
A iniciativa do governo, gestada desde o início do ano, envolve temas controversos, como o ajuste na tributação de setores econômicos e a revisão de incentivos fiscais.
O objetivo do Piratini é aprovar toda a reforma até o final de setembro, para que ela entre em vigor no ano que vem.