Para reduzir as resistências dos vereadores aos projetos que já estão na Câmara Municipal e aos que serão encaminhados nos próximos dias, o prefeito Nelson Marchezan espera contar com o aval do Pacto Alegre. O apoio preliminar ao conceito das medidas Marchezan já tem, mas os projetos serão analisados caso a caso pelos grupos de trabalho que, de forma voluntária, se dedicam a trabalhar por inovações na Capital.
Nesta quinta-feira (4), o prefeito recebeu em seu gabinete o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, e o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUCRS, Jorge Audy.
Pinto disse à coluna que não pode dizer que Pacto apoia todos os projetos porque alguns estão sendo apresentados agora e precisam ser estudados em profundidade:
— Já nos comprometemos a trabalhar em todos os projetos e já estamos envolvidos em vários deles, principalmente os que tratam de inovação, mobilidade, logística reversa e pequenos negócios.
Nos próximos dias, Pinto vai reunir a mesa do pacto para colocar os projetos em pauta:
— Vamos montar câmaras temáticas para poder contribuir com o aperfeiçoamento das propostas. Apoiamos as ações emergenciais e socioeconômicas que preparem a cidade para esse novo normal.
Por reunir pessoas que representam todos os setores da cidade e por seu capital intelectual, o Pacto Alegre pode contribuir para melhorar os projetos e convencer os vereadores da importância da aprovação.