O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) abriu sindicância nesta quarta-feira (17) para apurar se houve desrespeito às regras do distanciamento social em um churrasco realizado na Superintendência Regional de Esteio. Além de servidores da autarquia, teriam participado do almoço pessoas ligadas a uma empresa de consultoria que presta serviços ao órgão estadual.
A confraternização, na qual estiveram 13 pessoas, teve como um dos participantes o engenheiro civil Ernesto Luiz Vasconcellos Eichler, diretor de Administração e Finanças do Daer – o posto é um dos mais importantes do primeiro escalão da instituição, já que responde diretamente ao diretor-geral, Luciano Faustino.
Nomeado no início de maio para o cargo, Eichler era superintendente em Esteio antes de assumir a diretoria. Mesmo com a nomeação, o engenheiro continua respondendo pela unidade da Região Metropolitana.
Além das pessoas presentes, outros servidores da autarquia foram convidados para o almoço, mas não compareceram.
Em nota, o departamento afirmou que tem seguido "todas as orientações contidas no decreto do Governo do Estado que regula o distanciamento social" e que, caso a sindicância aponte qualquer fato que contrarie os protocolos de prevenção ao coronavírus, "tomará as medidas necessárias para identificar e responsabilizar os envolvidos".
Leia o comunicado do Daer:
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) esclarece que, desde o início da pandemia de covid-19, tem seguido todas as orientações contidas no decreto do Governo do Estado que regula o distanciamento social e estabelece as demais medidas de prevenção à doença no âmbito da administração pública. Além disso, o órgão desenvolve ações de combate ao coronavírus, como o auxílio no transporte de kits de prevenção para técnicos do Instituto Geral de Perícias em cidades do interior.
Em face disso, o diretor-geral da autarquia, Luciano Faustino, determinou a abertura de sindicância para apurar os fatos ocorridos nesta quarta-feira (17/06) na 1ª Superintendência Regional do Daer, de Esteio. Caso seja confirmado qualquer fato que contrarie os protocolos de prevenção ao coronavírus, o órgão tomará as medidas necessárias para identificar e responsabilizar os envolvidos.