O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Com o afastamento do prefeito Leonardo Pascoal (PP) para tratar de questões pessoais, a procuradora-geral de Esteio, Carolina Weber Dias, terceira na linha sucessória municipal, assumiu a chefia do Executivo nesta quarta-feira (17). A posse ocorreu em cerimônia no final da tarde.
O comando da prefeitura passou à procuradora porque, caso o vice-prefeito Jaime da Rosa (PSB), pré-candidato à reeleição, assumisse o cargo, ficaria inelegível nas eleições municipais. Segundo na linha sucessória, o presidente da Câmara, Mário Couto (MDB), também não pode assumir, porque sua esposa é pré-candidata a vereadora e também ficaria inelegível. Pascoal, que deve buscar a reeleição, pode concorrer no exercício do cargo.
Carolina será prefeita em exercício até sexta-feira (19), dia em que participará de um café da manhã com mulheres que exercem cargos de comando de outros poderes no município.
— O encontro foi pensado para marcar esse momento de ter uma mulher na prefeitura — relata.
Esposa do vice-prefeito de Porto Alegre Gustavo Paim (PP), a procuradora diz que não gosta que a carreira política do marido seja confundida com sua atuação profissional. E não tem intenção de disputar eleições.
— Me sinto honrada em assumir a prefeitura, mas no sábado estarei no meu posto (como procuradora) novamente.