O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
A pouco mais de um mês do início do prazo das convenções que decidirão os candidatos das eleições municipais, dirigentes partidários e pré-candidatos a prefeito do DEM, Nádia Gerhard, do MDB, Sebastião Melo, do PP, Gustavo Paim, e do PTB, José Fortunati, almoçaram juntos nesta terça-feira (16) em Porto Alegre, na sede do PTB.
Depois do encontro, as siglas lançaram nota afirmando que foram debatidos “projetos para o desenvolvimento de Porto Alegre, ações conjuntas durante a pandemia e ações pós-pandemia”, mas não divulgaram fotos da reunião. Políticos presentes ouvidos pela coluna avaliaram o encontro como o primeiro passo para a formação de uma aliança com vistas às eleições, embora a união entre as siglas não seja automática.
De acordo com Fortunati, o almoço serviu para estabelecer a proximidade dos quatro partidos e para pensar Porto Alegre "projetando o processo eleitoral de 2020”. Conforme o ex-prefeito, os quatro partidos almejam juntar forças na eleição.
— A ideia é essa. Tudo ainda é muito preliminar, mas essa é a vontade que foi explanada na reunião — disse.
Nádia, Paim e Melo afirmaram que suas posições estão contempladas na nota divulgada pelos partidos. Segundo o vice-prefeito, “o tempo dirá” se os quatro partidos integrarão a mesma candidatura.
Com histórico de alinhamento na Capital, os quatro partidos participaram da coalizão que sustentou o governo de Fortunati e integraram a coligação que reelegeu o ex-prefeito, então no PDT, em 2012. Todos também chegaram a fazer parte da base do governo de Nelson Marchezan. Atualmente, apenas o PP, que rompeu com o prefeito no ano passado, não está no consórcio governista.
Além dos pré-candidatos, participaram do almoço os presidentes municipais do PTB, Everton Braz, do MDB, Tiago Simon e do DEM, Reginaldo Pujol, além do vice-presidente do PP, Ronaldo Napoleão.