O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, vem sendo sondado para substituir o atual ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que teve assessores presos pela Polícia Federal em investigação sobre candidaturas laranjas em Minas Gerais. No fim de semana, o presidente Jair Bolsonaro, após pergunta em relação ao inquérito, indicou que estava prestes a exonerar Álvaro Antônio, afirmando que "até segunda-feira, os 22 são ministros".
Ruy foi questionado por interlocutores do governo sobre sua disposição de ir para o ministério. Pelo menos mais dois políticos estão cotados para a vaga. Conta a favor do gaúcho a relação próxima que mantém com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente. Foi Ruy quem propôs, na Assembleia, entregar a medalha do Mérito Farroupilha a Eduardo em março.
Ruy foi eleito deputado estadual pelo PSL e a convite do governador Eduardo Leite ocupa, desde março, a secretaria de Desenvolvimento Econômico. Foi nesta ocasião que o PSL na Assembleia, bancada composta por agora três deputados, entrou para a base de Leite.