Está confirmada para esta quinta-feira (11) a entrega da medalha do Mérito Farroupilha ao deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro. Autor da homenagem que causou polêmica entre colegas, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray (PSL), reassume o mandato por um dia para poder entregar a honraria e discursar justificando a opção de, na estreia como parlamentar, conceder a medalha a um deputado de São Paulo. Irigaray tem sido cobrado sobre os motivos que o levaram a homenagear Eduardo Bolsonaro e sintetiza assim sua escolha:
— Eduardo é deputado por São Paulo, mesmo sendo carioca. O Rio Grande do Sul é seu terceiro estado do coração, antes mesmo de conhecer a Heloísa, sua futura esposa. Ele é o maior formador de opinião do Brasil. Nas redes sociais, tem 2,5 milhões de seguidores no Instagram e no Facebook. Faz vídeos divulgando nosso Estado. Recentemente, fez um sobre o Vale dos Vinhedos. Não entro no mérito se é de esquerda ou de direita. Sendo essa grande liderança política, é capaz de atrair olhares para o Rio Grande do Sul. Agora, terá um vínculo de primeiro grau: uma herdeira da família Bolsonaro com sangue gaúcho.
Cada deputado tem direito de conceder apenas uma medalha do Mérito Farroupilha em quatro anos de mandato. Irigaray diz que pesquisou toda a lista de homenageados com a honraria e encontrou muitos que nada fizeram pelo Rio Grande do Sul.
— Não entro no mérito. Cada deputado propõe a medalha para quem quiser. Muitos não fizeram nada pelo Estado. Outros, nem conhecidos por seus projetos são. Estou homenageando um grande formador de opinião, um amigo que conheço há cinco anos.
Depois de receber a homenagem, Eduardo Bolsonaro fará palestra no Teatro Dante Barone. Mais de mil pessoas já se inscreveram para ouvir o filho do presidente. Como só cabem 700 pessoas no teatro, os retardatários terão de assistir por um telão instalado no Salão Júlio de Castilhos.