Horas depois de o deputado Ruy Irigaray (PSL) ter tomado posse na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, seu suplente, Rodrigo Lorenzoni (DEM), saiu do governo para ocupar a vaga deixada na Assembleia. O filho do chefe da Casa Civil de Jair Bolsonaro, Onyx Lorenzoni, estava à frente da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios e quis assumir o mandato — ele é o primeiro suplente na chapa PSL-DEM.
Na sessão plenária desta quarta-feira (27), Rodrigo Lorenzoni fez o juramento constitucional e foi proclamado deputado estadual empossado pela presidente em exercício da Assembleia, Zilá Breitenbach (PSDB).
Com a posse do novo parlamentar, houve mudança na composição das bancadas da ALRS. O PSL, que elegeu quatro titulares, fica agora com três cadeiras. Já o DEM, que elegeu dois representantes, ganha mais um assento.
Agora, a missão do governador Eduardo Leite é encontrar um substituto para ocupar a Secretaria dos prefeitos. O ex-presidente da Famurs, Marcus Vinicius de Almeida (PP), é um dos cotados para assumir o posto.