Em São Paulo para participar da Couromoda, o governador Eduardo Leite foi até o Palácio dos Bandeirantes para reunir-se com o colega de partido e função, João Doria. Durante o almoço, nesta segunda-feira (14), Leite deu a ideia de criar uma associação com governadores com problemas e pautas em comum.
— Nossa articulação será mais eficaz se tivermos clareza sobre quais Estados estão passando pelas mesmas situações — diz o tucano gaúcho, inspirando em um grupo que já existe nos Estados Unidos.
A associação seria formada por um pequeno número de governadores, para fornecer auxílio aos assuntos mais emergentes, como Previdência, precatórios e crise econômica. A associação poderia também organizar melhor mobilizações em Brasília, com o Executivo e Legislativo, além do Supremo Tribunal Federal.
Líder do Fórum dos Governadores, Doria gostou da ideia. A proposta será debatida na próxima reunião do grupo, em fevereiro.
Leite e Doria trocaram impressões sobre a proposta da Reforma da Previdência construída pelo governo Jair Bolsonaro. Os dois consideram as mudanças indispensáveis para a retomada do crescimento econômico.
— Para que possamos reconquistar a confiança de investidores, essa questão, que afeta as contas públicas do governo federal e dos estados, tem de estar superada — diz Leite.