Logo após o MDB ter aprovado a adesão à base de Eduardo Leite, nesta segunda-feira (17), o governador José Ivo Sartori afirmou à coluna que o convite feito pelo tucano é um "reconhecimento" ao trabalho desempenhado pelo seu governo. Sartori, no entanto, não quis falar sobre o "sim" do partido ao pedido do tucano:
— Só vou comentar quando sair do governo — disse o governador, conformado, durante evento com jornalistas no Palácio Piratini.
Em reunião nesta segunda-feira, o diretório estadual do MDB aprovou a adesão do partido à base do futuro governo. A decisão foi tomada por 47 votos favoráveis, nove contrários e dois nulos. Com oito deputados, o MDB terá uma das maiores bancadas na Assembleia na próxima legislatura. Na eleição de outubro, foram eleitos Gabriel Souza, Edson Brum, Juvir Costella, Fábio Branco, Vilmar Zanchin, Gilberto Capoani, Sebastião Melo e Tiago Simon.
O comando da Secretaria dos Transportes foi oferecido à legenda. O nome de Juvir Costella é, no momento, o mais cotado para assumir a pasta.
O governador passará o Natal em Torres e retorna para Porto Alegre no dia 1º, para a cerimônia de posse de Leite. Depois, ele e Maria Helena Sartori passarão temporada em Xangri-lá e em Santa Catarina. A ideia do casal é fazer um cruzeiro no meio do ano, mas o destino ainda é incerto.