Na tarde desta quarta-feira (7), foi entregue a minuta do projeto que mantém a elevação da alíquota do ICMS no Estado. O documento foi entregue pelo integrante da equipe do governador eleito Eduardo Leite (PSDB) ao chefe da Casa Civil do governo de José Ivo Sartori (MDB), Cleber Benvegnú, que se comprometeu a realizar análise técnica e, se possível, encaminhar para a Assembleia na quinta-feira.
O texto, segundo Artur, contém o mesmo aspecto defendido por Leite na campanha: a redução da alíquota em dois anos. O texto a ser protocolado na Assembleia pelo governo Sartori deverá estar acompanhado de um pedido de urgência de votação. Com isso, em 30 dias, se não for votado, passa a trancar a pauta do Legislativo. O ofício com esse pedido deve ser entregue também nesta quinta.
Algumas bancadas já sinalizaram que pretendem protocolar emendas ao texto. O PT, por exemplo, deseja reduzir as taxas de setores em maiores dificuldades e mantê-las em outras áreas. Outros deputados entendem que seria necessário redução progressiva do ICMS e, assim, em dois anos, voltar ao patamar de taxas de 2015.