Além de PSB e PSD, José Ivo Sartori (MDB) ganhou quatro pequenos partidos como aliados. O bloco PSC-PMN-PRP-PTC decidiu fechar apoio à candidatura do governador. As legendas aguardam suas convenções para oficializar as alianças. Com isso, o governador, que ainda não assumiu a candidatura à reeleição, ganha cerca de 20 segundos na propaganda de rádio e TV. Ao todo, tem mais ou menos dois minutos e 50 segundos. A Rede também está prestes a aderir à coligação de Sartori, mas ainda não definiu o caminho a ser tomado.
De acordo com o presidente do PSC-RS, Moisés Rangel, esse bloquinho (PSC, PMN, PRP e PTC) pretende eleger pelo menos um deputado na Assembleia, com 10 a 15 mil votos.
Em 2014, a união de PSC, PV e PEN conseguiu eleger João Reinelli, com apenas nove mil votos, devido à boa votação nas legendas.
Para disputar a Câmara, o grupo pretende incluir o PSD, do deputado Danrlei. A união seria vantajosa para ambos os lados, embora o PSD não tenha dado uma resposta sobre a coligação ainda.
O bloco tem um problema a resolver: o PTC está com o registro suspenso perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o advogado Lucas Lazari, isso ocorre geralmente devido à falta de prestação de contas à Justiça. O problema pode ser resolvido caso a documentação seja entregue aos órgãos responsáveis.