Por unanimidade, os 436 delegados regionais do PC do B decidiram que o partido deve ter candidatura própria ao governo do Estado em 2018. Os dois nomes apresentados pelo diretório para a disputa foram a deputada estadual Manuela D’Ávila e Abgail Pereira, candidata a vice-governadora na chapa de Tarso Genro, em 2014.
A direção da legenda já foi sondada por Jairo Jorge (PDT) e por lideranças do PT, ambos interessados em apoio. Nos próximos dias, será a vez do PC do B de propor alianças e reivindicar a cabeça de chapa. O resultado definitivo dessas negociações só sairá no ano que vem.
— Pela realidade e pelas novas definições da legislação eleitoral, é preciso que a gente se apresente na disputa majoritária — justificou o presidente do PC do B no Rio Grande do Sul, Adalberto Frasson, reconduzido ao posto no sábado.
Manuela é uma das possibilidades do PC do B para a disputa ao cargo de presidente da República. Jandira Feghali também está na lista. Do dia 17 a 19 de novembro, o encontro nacional do partido vai bater o martelo em relação à candidatura própria e o melhor nome a ser lançado para a eleição.