A partir de segunda-feira, o pré-candidato ao governo do Estado pelo PDT, Jairo Jorge, começa oficialmente a busca por apoio para a eleição de 2018. O PSB, com o qual vem conversando informalmente, é prioridade, mas o ex-prefeito também vai propor aliança com PC do B, PR, PRB e Solidariedade. O PDT ainda não bateu o martelo em relação ao nome para o Senado, mas a ideia é oferecer uma das vagas para Beto Albuquerque (PSB). Entre os pedetistas cotados para concorrer à outra cadeira, está o ex-prefeito José Fortunati.
O PDT foi o primeiro partido a fazer pré-convenção para lançar nome à disputa do ano que vem. Ontem, o evento que aclamou Jairo Jorge foi liderado por Carlos Lupi e pelo pré-candidato do partido para a Presidência da República, Ciro Gomes, além do presidente estadual Pompeo de Mattos.
Durante entrevista coletiva, Jairo disse que não concorda com as extinções de fundações de pesquisa propostas por Sartori e aprovadas na Assembleia e que criará um fundo para a educação financiado por empresas públicas. Ciro falou sobre os problemas financeiros do Rio Grande do Sul e lembrou que o Estado foi o primeiro a superar o número de inativos frente ao número de servidores ativos na folha de pagamento.