Convidados pela Federasul para falar na reunião-almoço Tá na Mesa sobre suas experiências como gestores, os prefeitos de Passo Fundo, Luciano Azevedo (E), e de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (D), deram receitas parecidas para o sucesso de uma administração.
Azevedo é do PSB e Pasin, do PP, mas têm muito mais em comum do que o fato de terem sido reeleitos com facilidade no ano passado. Os dois defendem a eficiência administrativa, o controle de gastos e o foco no que é essencial.
Leia mais:
Piratini conta votos a seu favor
Bernardinho vem a Porto Alegre e doa cachê para o partido Novo
Vereadora busca assinaturas para instalar CPI da Fasc
TCE estuda criar regional do tribunal em Osório
– A profissionalização da gestão está na raiz dos bons resultados que colhemos. Nenhum secretário é meu parente, amigo ou compadre – disse Azevedo, que, em 2008, foi buscar profissionais no setor privado e nas universidades para compor sua equipe.
Pasin defendeu a transferência das atividades não essenciais para a iniciativa privada, como forma de focar a ação da prefeitura em saúde, segurança e educação.
– O papel da prefeitura deve mudar da execução para a fiscalização de contratos – reforçou.
Os prefeitos combatem com a mesma ênfase a ideia de que a solução para os problemas do setor público se resolvam fora da política.
A presidente da Federasul, Simone Leite, que em 2014 concorreu ao Senado pelo PP, conclamou os empresários a se engajarem na política e a disputar cargos públicos, em vez de apenas criticar o que veem de errado.