Uma das heranças deixadas pelo Ministério da Reconstrução do Rio Grande do Sul, atualmente uma secretaria ligada à Casa Civil da Presidência, é um projeto que apoia pesquisas sobre a crise climática em universidades federais do Estado.
A iniciativa do governo federal, denominada "RS: Resiliência e Sustentabilidade", é uma cooperação com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).
Os consultores que coordenarão o processo são o cientista político Marcelo Daneris, doutor pela UFRGS e ex-secretário do Conselho do Desenvolvimento Econômico do RS, e o economista Pedro Marques, também oriundo dos quadros da UFRGS, com doutorado na USP, onde coordena o Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades - Made.
A coordenação do projeto na FESPSP é dos professores Aldo Fornazieri, também gaúcho, atualmente diretor acadêmico daquela instituição de ensino e Roberto Alonso, Gestor de Projetos da FESPSP.
Dois consultores contratados pela FESPSP fizeram um mapeamento junto às universidades federais e separaram 10 linhas de pesquisas que estão sendo desenvolvidas para serem apoiadas. Todas as universidades federais gaúchas contam com pelo menos uma linha de pesquisa no projeto. As conclusões das investigações em curso, em formato de policy papers, serão publicadas em livro e apresentadas em evento a ser realizado até março de 2025, em Porto Alegre.
Conforme João Ferrer, ex-chefe de Gabinete da Secretaria da Reconstrução, a parceria foi pensada como um legado aos desafios do futuro.
— A secretaria de apoio à reconstrução é uma instituição transitória, cujo foco foi e é ajudar a resolver os problemas de curto prazo. Já as pesquisas deste projeto, através desta cooperação institucional com a FESPSP, serão subsídios fundamentais para se pensar políticas públicas de resiliência e sustentabilidade para o futuro do RS e do Brasil — afirma.
Não haverá recursos públicos envolvidos no projeto. O financiamento é uma captação feita pela FESPSP junto à Open Society Foundations, instituição de filantropia americana.
O projeto completo: contratação dos consultores, bolsa para os pesquisadores, edição e publicação do livro e realização do evento é em torno de R$ 300 mil.
Linhas de Pesquisas apoiadas
• Adaptação e resiliência a cheias no contexto de variabilidade e projeções de mudanças climáticas – Coordenação do professor Walter Collischonn (Hidrologia - UFRGS).
• Avaliação dos impactos das enchentes de maio de 2024 em variáveis econômicas e sociais dos municípios do Rio Grande do Sul (RS) afetados pela mancha de inundação – Coordenação do professor Gibran Teixeira (Economia - FURG).
• Diagnóstico em solos atingidos por desastre natural e proposição de soluções para reincorporar as áreas afetadas aos sistemas de produção – Coordenação do professor Gustavo Brunetto (Agronomia/Solos – UFSM).
• Estratégias para mitigação das mudanças climáticas no bioma Pampa – Coordenação dos professores Débora da Cruz Payão Pellegrini (Medicina Veterinária/Ciência Animal – UNIPAMPA) e Rafael Cabral Cruz (Gestão Ambiental/Ciências Biológicas – UNIPAMPA)
• Estrutura Produtiva, Resiliência e Evolução da Economia Gaúcha: Trajetória e Alternativas de Política Pública – Coordenação do Professor Hélio Henkin (Economia – UFRGS).
• Infraestrutura resiliente e planejamento urbano – Coordenação das Professoras Luciana Inês Gomes Miron e Inês Martina Lersch (Arquitetura e Urbanismo/Planejamento Urbano e Regional – UFRGS).
• Modelo de atendimento às demandas públicas no processo de previsão, mitigação e segurança ao impacto do evento extremo de maio de 2024 nos municípios às margens da Lagoa dos Patos – Coordenação dos professores Glauber Gonçalves (Ciências da Computação – FURG) e Elisa Fernandes (Oceanografia – FURG).
• Projeto Integrado de Monitoramento e Previsão de Riscos Climáticos Meteorológicos, hidrológicos e geotécnicos – Coordenação do professor Vagner Anabor (Meteorologia – UFSM).
• Redes Neurais Convolucionais Recorrentes Aplicadas a Previsão e Monitoramento de Tempestades Severas com Tornados por meio de Imagens de Radar – Coordenação do Professor Fabrício Harter (Meteorologia – UFPEL)
• Resiliência do sistema de saúde no atendimento à população durante desastres – Coordenação da Professora Lucia Pellanda (Saúde Coletiva – UFCSPA).