O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
Faltam menos de 20 dias para as eleições municipais e tanto em Gravataí quanto em Glorinha, cidades da Região Metropolitana, contam cada uma com três candidatos. Pensando em aproveitar o período eleitoral, a hamburgueria Pão Com Bah! lançou os três lanches em alusão a cada um dos candidatos.
Como o nome do estabelecimento conta com a expressão "Bah" no nome, o cardápio também utiliza o termo gaúcho. Em Gravataí, o lanche "Albah" faz referência ao candidato Marco Alba (MDB); o "Bahrdignon" a Daniel Bordignon (PT); e "Bahzaffa" ao atual prefeito e postulante à reeleição, Luiz Zaffalon (PSDB).
Em Glorinha, o "Bahveraldo" refere-se ao candidato Everaldo (PSD); o "Bahléo" ao candidato Leonardo Carvalho (MDB); e o "Bahrgeu" faz referência ao Comandante Argeu (PL).
Conforme o sócio-proprietário do estabelecimento, Jader Angelo, a ideia surgiu em 2022 com as eleições presidenciais, contudo naquela oportunidade não foi possível colocá-la em prática. Agora, ele conseguiu organizar a iniciativa para 2024.
— Temos o "especial do mês", quando testamos novos sabores para incluir no cardápio. Colocamos em prática a ideia agora nas eleições. O hambúrguer mais vendido em setembro ficará fixo em outubro e pode até entrar para o menu — explicou à coluna.
Angelo enfatiza que na hora de escolher os sabores de cada candidato foi realizado um sorteio com os nomes.
— São três sabores, um para cada candidato das cidades. Já estávamos com os ingredientes montados, então preparamos os hambúrgueres e fizemos o sorteio para não parecer que havíamos escolhido quem ficava com qual.
A cada segunda-feira, o estabelecimento faz um "bahletim", ou seja, um boletim eleitoral com os lanches mais vendidos:
— Está vendendo bem. Tem gente que pede um de cada para provar. Tem outras pessoas que falam "Esse é o meu candidato, mas eu quero o outro".
A hamburgueria está há três anos em Glorinha, com espaço físico e delivery, e há quatro meses em Gravataí, somente com entregas.
Leia aqui outras colunas.