O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
Durante o debate da Rádio Gaúcha, nesta terça-feira (6) o atual prefeito Sebastião Melo (MDB) foi questionado pelo pré-candidato Felipe Camozzato (Novo) sobre possíveis planos de concessão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Diante da pergunta, respondeu:
— Vamos concluir os estudos e remeter para a Câmara de Vereadores essa parceirização do Dmae, para atender o marco regulatório federal — afirmou no debate.
A coluna questionou tanto a prefeitura sobre os estudos quanto a coordenação de campanha sobre o que exatamente o pré-candidato à reeleição quis dizer com "parceirização".
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Parcerias informou que:
"A prefeitura iniciou estudos para uma concessão parcial dos serviços de água e esgoto, que não estão concluídos. O processo está suspenso e não foi enviado à Câmara de Vereadores em respeito ao período eleitoral."
A coordenação de campanha de Melo informou que o prefeito sempre se posicionou favorável ao projeto de parceirização. Ainda afirmaram que documento protocolado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre a apresentação da candidatura diz, entre as propostas, que buscará:
"Finalizar os estudos técnicos com vistas à elaboração de parceria público para serviços e expansão dos investimentos no Dmae, a fim de atender as metas fixadas no marco regulatório do saneamento básico (lei federal). Projeto de lei será encaminhado para apreciação da Câmara Municipal."
Também confirmou que Melo deve, sim, encaminhar o projeto depois de concluir os estudos técnicos, que iniciaram ainda no governo passado, mas que contou com mudanças nesta gestão.
Leia aqui outras colunas.