O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
A expectativa de que dentro da segunda quinzena de julho o Mercado Público esteja em total funcionamento está perto de se efetivar. Conforme o secretário de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, André Barbosa, a estimativa é de que até o fim do mês todas as lojas estejam em funcionamento. Além disso, uma nova licitação para novas sete lojas deve ser lançada pela prefeitura ainda neste mês.
— Está evoluindo bem rápido a reconstrução e a remontagem. Até o dia 20 de julho 90% dos mercadeiros devem estar funcionando. Até o final de julho todas estarão funcionando — afirmou à coluna.
As novas sete lojas que devem ser licitadas este mês são tanto do andar térreo como do superior. Segundo Barbosa, 70% das lojas já estão em funcionamento e agora trabalham para reaproximar o público tanto do Mercado como do Centro Histórico como um todo.
O secretário acredita que sem a Trensurb e sem o Aeroporto — já que o local é considerado um ponto turístico — pode se observar uma retração do movimento.
Fundo e cobrança de aluguéis
Durante o mês de maio, a cobrança das outorgas (aluguéis) e os valores referentes aos condomínios foram isentados. A prefeitura também suspendeu a cobrança da outorga até —pelo menos — o final do ano. Já os valores de condomínio foram suspenso entre junho e agosto.
A prefeitura também está utilizando o valor do Funmercado —(fundo de investimentos do Mercado Público) para a reconstrução do ambiente. Segundo o secretário, foram utilizados no conserto dos quadros de luz da parte inferior, nos reparos dos elevadores, obras no piso, na limpeza, pintura e no sistema hidráulico. Os reparos na escada rolante ainda estão no processo de contratação de uma empresa responsável.