Mais um brasileiro que lutava ao lado das forças da Ucrânia na guerra com a Rússia foi morto em conflito. Maxuel Gomes Ribeiro, conhecido como Max Panavo, ex-policial militar paulista, foi vítima de drones na localidade de Adviivka, na região do Donbass, que recentemente foi tomada pela forças armadas russas.
Panavo é o quinto brasileiro a morrer na guerra, iniciada há quase dois anos. Ele estava na Ucrânia praticamente desde o começo do confronto e se tornou conhecido nas redes sociais por transmitir informações do front.
Panavo chegou a ser dado como morto em novembro de 2023. Mas sua morte não foi confirmada à época. Posteriormente, soube-se que ele havia sido gravemente ferido pela artilharia russa durante um combate em que seus companheiros morreram. Panovo foi internado e passou por duas cirurgias para retirar estilhaços do corpo. Recuperado, voltou ao combate.
Nas últimas horas, seu perfil em redes sociais vem recebendo mensagens de pesar. Em uma publicação fixada em seu feed, o paulista dirigia uma mensagem ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmando ser “seu vingador latino favorito”.
Panavo, que contava com mais de 120 mil seguidores no Instagram, ganhou notoriedade devido aos conteúdos que publicava, alguns debochando de Putin.
Além de Panavo, os outros brasileiros mortos são os gaúchos: André Hack Bahi e Douglas Búrigo, Antônio Hashitani e a paulista Thalita do Vale.