Centro-direita volta ao poder no Uruguai
Após 15 anos de governo da Frente Ampla (esquerda), o Uruguai elegeu no domingo (24) o candidato do Partido Nacional, Luis Lacalle Pou, novo presidente. A diferença apertada levou o país a esperar a recontagem de parte dos votos. Sem sobressaltos. A vitória de Lacalle Pou foi confirmada na quinta-feira (28).
Vitória política dos manifestantes
Do outro lado do mundo, candidatos pró-democracia venceram as eleições locais em Hong Kong, no domingo (24). Houve comparecimento recorde de eleitores. O pleito foi um teste para a chefe-executiva, Carrie Lam, pró-Pequim, alvo da onda de protestos que sacode a região há seis meses. Ela saiu enfraquecida politicamente.
Mais um pré-candidato democrata
Michael Bloomberg, ex-prefeito da cidade de Nova York entre 2002 e 2013, entrou oficialmente na corrida presidencial dos Estados Unidos no domingo (24), acrescentando mais uma voz ao já lotado grupo de candidatos democratas à sucessão de Donald Trump. Agora, com Bloomberg, são 18 os postulantes do partido à Casa Branca.
Chile reduz salários de parlamentares
Em resposta aos protestos no Chile, a Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (27) uma lei que reduz em 50% o salário e outras remunerações dos parlamentares. A decisão foi unânime (150 votos a favor). Prefeitos e membros do Judiciário e do Ministério Público foram poupados da redução.
Senador é cassado no Paraguai
No Paraguai, um senador teve mandato cassado na quinta-feira (28) após divulgar um vídeo no qual defende a morte de 100 mil brasileiros que vivem no país. Paraguayo Cubas integra um pequeno partido que tem como bandeira o combate à corrupção e à presença de estrangeiros no país. Além de brasileiros, são seus alvos outros imigrantes vindos de países sul-americanos.