Blecaute histórico
A Argentina viveu um apagão sem precedentes no domingo (16).
Foram mais de 11 horas de blecaute. O incidente é um problema a mais para o presidente Mauricio Macri, que enfrenta crise econômica, desgaste do governo e popularidade em queda.
O Uruguai também foi atingido. O governo argentino investiga as causas da falta de energia elétrica.
Morsi, o breve
O ex-presidente egípcio Mohamed Morsi morreu na segunda-feira (17) durante uma audiência em um tribunal no Cairo. Ele 67 anos e teria se sentindo mal ao final da sessão. Morsi começou a ficar sem ar e, pouco depois, acabou morrendo. Seu governo ficou conhecido por ter sucedido a revolta que derrubou Hosni Mubarak, durante a Primavera Árabe.
Êxodo humano
Um relatório global divulgado na quarta-feira (19) mostrou que nunca tantos seres humanos estiveram fora de suas casas e países de origem por guerras ou perseguições políticas, religiosas, étnicas ou por orientação sexual. Há 70 milhões de deslocados no planeta, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). No Brasil, os pedidos de venezuelanos por refúgio mais do que dobraram entre 2017 e 2018.
Suspeita sobre o príncipe
Evidências sugerem que o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman, é um dos responsáveis pelo assassinato do jornalista Jamal Khashoggi. A acusação foi feita pela relatora especial das Nações Unidas para execuções extrajudiciais, Agnes Callamard, na quinta-feira (20).
Investigações sobre acidente aéreo
Três russos e um ucraniano serão acusados de homicídio pela queda de um avião de passageiros na Ucrânia, em 2014. A queda do voo MH17, da companhia aérea Malaysia Airllines, que ia de Amsterdã para Kuala Lumpur, matou as 298 pessoas a bordo.
Sinais de guerra no Golfo
Na quinta-feira (20), o Irã derrubou um drone americano, no momento mais tenso em vários meses de troca de rusgas com os Estados Unidos. Donald Trump ordenou retaliação, mas voltou atrás.
Sucessão de May
A quinta votação interna dos 313 deputados conservadores para escolher quem substituirá Theresa May no comando do Reino Unido definiu os dois finalistas: são eles Boris Johnson, ex-prefeito de Londres e favorito na disputa, e Jeremy Hunt, atual ministro das Relações Exteriores.