Expurgo no governo Donald Trump
Começou mais um expurgo no governo Donald Trump. Na segunda-feira (8), o presidente demitiu o diretor do Serviço Secreto dos EUA, unidade policial encarregada da proteção do presidente e de outras autoridades do governo.
Randolph Alles será substituído por James M. Murray, membro de carreira do serviço, a partir de maio.
Netanyahu vai para o quinto mandato
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ganhou novo mandato na eleição de terça-feira (9).
No dia seguinte à confirmação de sua vitória, o político, que é acusado de corrupção, foi chamado pela procuradoria. Bibi, como é conhecido, sai forte do pleito, apesar das suspeitas. Ele terá de cumprir suas promessas de campanha feitas à extrema-direita e aos religiosos de endurecer a mão com os palestinos, o que coloca o mundo em alerta, em especial sobre a possível anexação da Cisjordânia.
Mais prazo para o Reino Unido negociar com UE
A União Europeia (UE) decidiu na quinta-feira (12) que o Reino Unido pode permanecer no bloco até 31 de outubro deste ano, extensão que será reavaliada em junho.
A primeira-ministra Theresa May aceitou o novo prazo. Foi a segunda vez que a organização de 27 países concedeu ao (ainda) 28º membro um adiamento do Brexit.
Golpe no Sudão põe fim a 30 anos de ditadura
Depois de quatro meses de protestos contra o governo, o exército do Sudão depôs na quinta-feira (12) o ditador Omar al-Bashir, que tomou o poder após um golpe militar em 1989.
O ministro da Defesa, general Awad Ibn Auf, disse que, com a derrubada do regime, o país será comandado pelos próximos dois anos por um governo militar de transição e, depois, será substituído por um mandato civil. O ex-ditador está sob prisão domiciliar.
Fim de asilo e prisão para Assange
Depois de ser preso na quinta-feira, Julian Assange, que ficou quase sete anos refugiado na embaixada do Equador em Londres, enfrenta agora longa batalha judicial sobre sua extradição para os Estados Unidos.
O fundador do WikiLeaks foi detido após o governo equatoriano retirar seu direito ao asilo em virtude de uma ordem de prisão britânica de 2012, sob a acusação de estupro e agressão sexual na Suécia, e do pedido de extradição dos Estados por ataque cibernético.