Santos contestados
Francisco canonizou no dia 14 o papa Paulo 6º (1897-1978) e dom Óscar Romero (1917-80), arcebispo salvadorenho que combateu injustiças sociais e denunciou assassinatos durante a guerra civil em seu país. Ambos são figuras contestadas dentro da Igreja: Paulo 6º foi opositor a métodos contraceptivos, e Óscar Romero, assassinado enquanto celebrava missa em San Salvador após ter denunciado violências de militares e paramilitares.
Desaparecimento de jornalista
O caso do jornalista saudita Jamal Khashoggi, desaparecido desde o dia 2, foi o grande assunto da semana na área internacional. Há crise diplomática entre Arábia Saudita e seu principal aliado, os Estados Unidos. As investigações apontam para grupo de matadores ligados ao príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman. Na quinta-feira, Donald Trump afirmou que "certamente parece" que o repórter está morto.
Maconha livre no Canadá
Na quarta-feira, o Canadá se tornou o segundo país do mundo a legalizar o uso da maconha para fins recreativos. O primeiro foi o Uruguai, que adotou a medida em 2013. As primeiras vendas foram realizadas na província de Terra Nova e Labrador, no leste canadense. Além da posse de até 30 gramas, cada usuário pode cultivar até quatro pés de maconha em casa.
Ameaça na fronteira
Donald Trump ameaçou na quinta-feira fechar a fronteira do país com o México caso o vizinho não contenha o fluxo de imigrantes da Guatemala, de Honduras e de El Salvador que têm chegado aos Estados Unidos. Trump também sugeriu que a questão poderia prejudicar o acordo comercial anunciado no início de outubro com o México e Canadá, o USMCA, que substituirá o Nafta.