No ano passado, o Brasil tinha dois nomes na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo: Neymar e a médica Celina Turchi, que que teve papel importante nas pesquisas sobre relação entre vírus da zika e microcefalia. No anterior, o representante brasileiro era o juiz federal Sergio Moro. Este ano, nenhum brasileiro figurou na tradicional lista elaborada pela revista Time. Veja 10 curiosidades sobre os eleitos deste ano.
1) O presidente argentino, Mauricio Macri, é dos integrantes, elogiado pela revista pelo perfil que equilibra um político liberal, mas sensível às preocupações sociais.
2) Outros quatro latino-americanos estão na lista: o diretor Guillermo del Toro (México), a prefeita de San Juan (porto Rico), Carmen Yulín Cruz, a atriz transexual chilena Daniela Vegas, e a equatoriana Christina Jímenez, que lidera um movimento de proteção dos chamados dreamers, crianças que chegaram com seus pais aos EUA, como imigrantes ilegais.
3) Na política internacional, fica fácil adivinhar: Donald Trump e Emmanuel Macron estão lá. Também aparecem o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e Mohammed Bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita que tem liderado reformas na monarquia do Oriente Médio.
4) O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que em breve deve se encontrar com Donald Trump em uma reunião histórica está na lista.
5) Na área do esporte, Roger Federer. E do entretenimento, destaque para Jennifer López e Rihanna e a apresentadora de TV Oprah Winfrey.
6) Uma curiosidade da lista é a inclusão da atriz Millie Bobby Brown, da série Stranger Things. Aos 14 anos, é a pessoa mais jovem a ser incluída na relação.
7) Outra curiosidade é a inclusão do príncipe Harry e de sua noiva, Meghan Markle, que irão casar em 19 de maio.
8) Estudantes do Ensino Médio que lideraram as marchas contra as armas nos EUA, após o massacre de 17 pessoas em Parkland, foram homenageados.
9) Tarana Burke, que fundou o movimento #MeToo e ampliou as denúncias contra assédio sexual nos bastidores do cinema, também está lá.
10) A relação da Time é uma lista. Não um ranking.