A vantagem construída no Couto Pereira e a histórica forma de jogar mata-mata, num processo cultural importante, me levam a pensar que o Grêmio conseguirá a classificação para as quartas de final da Libertadores. Se é verdade que Mano Menezes conseguiu dar mais competitividade ao Fluminense, também é verídico que, mesmo assim, sua equipe ainda carece de qualidade.
Eu sei que o tricolor gaúcho não é tudo isso, mas neste caso, em um jogo eliminatório, os comandados de Renato deverão levar a melhor. E não vá o meu leitor achar que não é muito importante a vantagem de um gol da semana passada.
Se os gaúchos conseguirem marcar um gol nesta terça (20), o Flu só se classificará se fizer três, uma equação complicada para o time realizar.
O tricolor carioca precisa atacar e não pode deixar espaços. Se for para frente com tudo, deixará buracos e receberá contra-ataques que podem ser determinantes para a classificação gremista.
Claro que é uma decisão apertada, onde tudo pode acontecer, mas vejo no Grêmio as melhores condições de avançar.
Quem será o centroavante do Grêmio?
Diego Costa entrou no time no segundo tempo contra o Fluminense e quase não tocou na bola. Recebeu uma segunda oportunidade contra o Bahia, no sábado (17), e ainda mostrou estar com dificuldades de atuar depois do longo período que ficou parado. Ainda sim, poderá ser escalado, pois é um jogador maduro e muito afeito a grandes decisões.
A outra questão é saber se o técnico gremista vai escalar dois ou três zagueiros. Se escolhida a segunda opção, quem deve sair do time é Pavon. Mas eu acho que a equipe irá com dois defensores lá atrás.