Foi Renato Portaluppi quem pediu a contratação de Thiago Santos. O Grêmio ainda buscou informações com Felipão que trabalhou com ele no Palmeiras. O técnico recomendou com entusiasmo. Ele sempre foi um bom marcador, que cometia faltas demasiadamente e, por isso, tinha aprovação dos treinadores. Um cão de guarda para os zagueiros.
Só que ele decaiu muito. Está longe daquele jogador que o Grêmio imaginava. Renato ainda entende que ele é importante. Conta com ele nos jogos decisivos. Thiago entrou no Gre-Nal e no jogo de semifinal contra o Ypiranga em Erechim. Não adianta a torcida reclamar, não adianta ver cronistas criticando duramente técnico e jogador, ele será escalado.
Thiago goza de muito prestígio interno, tem a confiança do treinador e de seus colegas. Não tenho nenhuma evidência de que ele possa ficar fora deste jogo de sábado (25). Renato enfrenta todos com suas convicções.
Cristaldo
Acho que ele está fora do jogo. Se for confirmada esta previsão, o processo de criação do time do Grêmio estará muito diminuído. Thiago Santos deve abrir o meio-campo. Na sua frente, terá Bitello e Thaciano. Vina jogará no meio, mas terá avanços para se somar aos atacantes. Ferreira e Suárez serão os homens da frente.
Mesmo com muitos desfalques, o Grêmio deverá colocar em campo jogadores de qualidade. Uma semifinal muito aberta. Pode acontecer qualquer coisa. Se Cristaldo tiver condições de jogo, a qualidade do time cresce com ele.
Torcida
Já tem espaços na Arena onde os ingressos foram vendidos na sua totalidade. O pedido de Renato para que o torcedor marque presença está sendo atendido. Mais do que o pedido do treinador gremista, o torcedor se dá conta, porque conhece futebol, que a situação do Grêmio no campeonato ficou crítica com a derrota de Erechim.
Mais do que a derrota, meio time que não poderá ser escalado por razões diversas. Será um Grêmio tecnicamente muito menor do que aquele normal que estava jogando muito, mesmo que desperdiçando várias oportunidades.
O torcedor tem sensibilidade para entender quando o perigo está rondando. Torcida não ganha jogo, mas ajuda. O clamor gremista pode ser uma peça para o sucesso neste sábado (25).