O primeiro confronto entre Ypiranga e Grêmio rendeu ao Tricolor um resultado negativo, mas também dois novos jogadores lesionados. Fábio e Pepê, que iniciaram o duelo, acusaram lesões na coxa esquerda e se juntaram a outros atletas no Departamento Médico do clube. O único atual integrante que possui mínima possibilidade de atuar na partida derradeira por uma vaga na final é Franco Cristaldo.
Na última semana, acompanhados pelo Departamento de Ciência, Saúde e Performance, estavam em recuperações Rodrigo Ferreira, Jhonata Robert e Pedro Geromel. O capitão é o mais próximo de retornar ao time, já que passou por uma artroscopia no joelho esquerdo no começo de janeiro. Há otimismo que em abril ele consiga reforçar o time.
Já o lateral e o meia-atacante, que romperam nos últimos meses de 2022 os ligamentos dos joelhos, devem retornar em alto nível somente no segundo semestre da atual temporada. O defensor, inclusive, tem contrato até o final de julho, prorrogado para facilitar a recuperação. Depois, ele deve retornar ao Mirassol-SP.
Cristaldo teve uma lesão considerada simples na coxa direita e intensificou a recuperação para tentar ficar à disposição no confronto. Há possibilidade dele atuar por alguns minutos contra a equipe do norte gaúcho.
Já Fábio e Pepê estão fora do embate. Tanto o lateral, como o volante, tiveram lesões que necessitam de algumas semanas de recuperação. O prazo não foi divulgado oficialmente pelo clube. Porém, há certeza da ausência de ambos.
Por outro lado, João Pedro, que chegou a preocupar por desconforto no adutor, já treina normalmente com os companheiros. Desta forma, o camisa 18 tende a ser o titular contra o Ypiranga na posição.