Após a primeira derrota na temporada, para o Ypiranga, na partida de ida da semifinal do Gauchão, o Grêmio terá uma semana dedicada exclusivamente a se preparar para tentar chegar à final do Estadual. Porém, o técnico Renato Portaluppi poderá ter até seis desfalques entre lesionados, suspenso e convocados para o duelo de volta, no próximo sábado (25), na Arena.
Estão fora da partida os volantes Villasanti e Carballo chamados, respectivamente, para as seleções de Paraguai e Uruguai. Kannemann, por sua vez, estará ausente pela expulsão no Colosso da Lagoa.
Além dos desfalques certos, três atletas largam a semana como dúvidas: Fábio, Pepê e Cristaldo. O lateral-direito sentiu um desgaste físico aos 20 minutos da primeira etapa do jogo contra o Ypiranga, no domingo (19), e deu lugar a Thaciano. Caso ele não possa atuar, João Pedro, que cumpriu suspensão no fim de semana, seria a alternativa.
Já o volante sentiu dores no posterior da coxa direita e teve de sair para a entrada de Ferreira, aos 32 minutos do primeiro tempo, mudando a característica do time. Como já as ausências de Carballo e Villasanti são certas, se não tiver Pepê o treinador terá à disposição para as primeiras funções no meio-campo nomes contestados como Thiago Santos e Lucas Silva, além de Bitello, Darlan e Thaciano.
Outro que é dúvida para a partida é Cristaldo. O meia argentino foi vetado do jogo de ida contra o Ypiranga por conta de um desconforto na coxa direita. O camisa 19 chegou a viajar a Erechim, mas não tinha condições de atuar. Assim, terá de ser reavaliado pelo departamento médico gremista ao longo da semana para saber se terá condições de ir a campo.
A semana de atividades do Grêmio prevê cinco treinamentos até a decisão contra o Ypiranga. O primeiro, mais leve, será na tarde desta segunda-feira (20), no CT Luiz Carvalho. Nos próximos dias, para manter o mistério, a comissão técnica deverá fechar as atividades para preparar jogadas e evitar pistas para o adversário.