Ele já não é mais, pelas reformar feitas, o estádio de futebol de maior capacidade de público. Mas, inegavelmente, o Maracanã é o maior templo do futebol mundial. Ele foi inaugurado na Copa de 1950, aquela que o Brasil achava que ganharia e acabou perdendo, para surpresa de todos, para o bravo e limitado time do Uruguai.
O futebol é assim, só se tem o jogo ganho no apito final do árbitro. Eram 170 mil torcedores naquela tarde cinzenta do Maracanã que nos causou, possivelmente, a maior frustração esportiva da história deste país. Já estive lá para narrar jogos muitas vezes. Muitas reformas foram feitas, a maior delas para a Copa de 2014.
Mudou muito a estrutura do estádio, o visual foi modificado, mas não deixou de ser o templo que o mundo se debruça para conhecer. No dia 26 de junho, fará 70 anos que ele foi inaugurado. Jogos inesquecíveis aconteceram lá, o gol mil de Pelé foi neste estádio. Enfim, o velhinho reformado, com outra cara, mantém seu jeito histórico. Eu adoro o Maracanã.
A outra data é 21 de junho. Completará 50 anos que a Seleção Brasileira ganhou da Itália, por 4 a 1 , e se fez tricampeã mundial. Foi no Estádio Azteca, na cidade do México, com Pelé, Rivelino, Tostão, Clodoaldo, Jairzinho e o comando do técnico Zagalo. Uma conquista inesquecível de uma Seleção que ficou na história. Para mim, a melhor de todos os tempos. Momento inesquecível do futebol brasileiro.