A direção do Grêmio fez grande esforço para contratar Pedro. A Fiorentina não quis emprestar o jogador e, para contratá-lo em definitivo, queria, aproximadamente, R$ 50 milhões. O Grêmio não tem este dinheiro. Neste meio tempo surgiram o Flamengo e o Porto querendo o camisa 9. Ou seja, inflacionando ainda mais a negociação.
Diante deste insucesso gremista que deve se confirmar brevemente, quero lembrar alguns fatos importantes. O time de Renato acabou o ano passado com o segundo melhor ataque do futebol brasileiro. Só foi suplantado pelo estrelado Flamengo. E nunca teve em André ou Tardelli soluções importantes.
O principal goleador da temporada foi o grande Cebolinha e seu futebol maravilhoso. O segundo goleador, mesmo na reserva, foi Pepê, que atualmente presta serviços à Seleção Brasileira que vai disputar o Torneio Pré-Olímpico.
Pena que Renato não tenha se dado conta de que ele deve ser titular absoluto. Colocando estes dois jogadores, com velocidade, dribles e boa capacidade de conclusão a gol, se chega a conclusão que, mesmo se não conseguir um centroavante de qualidade, ainda assim a força ofensiva do Grêmio é muito grande.