Era muito importante ganhar na Arena, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O Grêmio cedeu o empate e até escapou de perder. Os titulares, que jogam de sete em sete dias, foram mal contra o Flamengo e contra o Estudiantes.
Os cariocas, que jogam três vezes por semana, superaram o Grêmio. Preservação é um assunto polêmico. Poupar jogadores no Brasileirão não deu resultado no Maracanã. O adversário, que é vice-líder no campeonato nacional, também segue na Copa do Brasil.
Outro conceito é o de posse de bola. O Tricolor teve muito mais do que o Flamengo, mas não chutou uma bola sequer no gol de Diego Alves. Toques laterais repetidos não levam a nada. A construção ofensiva do Grêmio foi nula.
Além disso, alguns jogadores estão abaixo de suas possibilidades. Era morte anunciada, que não representa nenhuma tragédia.
Ainda restam duas competições. O time está bem colocado no Brasileirão e tem grande chance de passar para as quartas de final da Libertadores. Não é pouco.
O ano não terminou, tem muita coisa pela frente. Renato sabe disso e deve buscar a reabilitação do seu time. Cabeça erguida, foco e trabalho para busca de, pelo menos, um título.