Estou voltando para Abu Dhabi. Sete anos atrás, quem estava indo para a cidade era o Inter. Dez mil colorados atravessaram o mundo, orgulhosos do seu time. A Inter de Milão vivia um péssimo momento. Todos estavam confiantes de que, se havia sido possível ganhar do Barcelona em 2006, o bicampeonato estava próximo. Esqueceram que, no meio do caminho, havia um Mazembe. Deu no que deu.
Foi naquele momento que a RBS viveu seu auge como empresa de comunicação. Geraldo Corrêa, acionista do grupo e então vice-Presidente, bolou Duas ações fantásticas. Não tínhamos ainda as transmissões do Facebook, muito menos os aplicativos para celular. Geraldo mandou imprimir 6 mil exemplares diários da Zero Hora e distribuiu para os colorados nos principais hotéis de Dubai e Abudabi.
Às 8h, a ZH estava na porta dos quartos. Mas não parou por aí. O empresário fez contato com o Ministério de Comunicações daquele país e alugou um canal de rádio FM. Foi o engenheiro Caio Klein quem comandou tecnicamente este processo. Os colorados ouviam a Rádio Gaúcha nos automóveis que alugavam, nos táxis e nos 5 mil radinhos de pilha que foram entregues aos torcedores. Fantástico.
Com 45 anos de profissão, tendo participado da cobertura de 10 Copas do Mundo, nunca vi nada parecido. Em Buenos Aires, encontrei Geraldo e recordamos, com muito orgulho, daquele momento importante de nossas vidas. Agora, será diferente.
A tecnologia das comunicações avança com muita rapidez. O Caio Klein está voltando e, com ele e nossos jornalistas, queremos fazer história outra vez.
Abu Dhabi espera por todos nós. Pena que o aperto do calendário tenha tirado milhares de gremistas desta fantástica jornada que agora é com seu time. E me orgulha, também, dizer que na cidade em que nasci, tem dois grandes clubes que já ganharam cinco Libertadores e dois Mundiais Interclubes.
O Grêmio está correndo atrás do terceiro mundial. O segundo seu. Difícil? Sim, muito difícil. Mas longe do impossível. E eu, vivendo mais um importante momento da minha vida profissional. A Rádio Gaúcha me leva pelos cinco continentes. Pode ser cansativo , mas é extremamente gratificante. Pertenço à maior rádio esportiva do Brasil. Dá muito orgulho.