Com quase 10 mil downloads em três dias, o app #EuFaçoPOA, da prefeitura, garantiu no domingo (16) a recuperação de um carro roubado.
Um morador do bairro Mario Quintana, desconfiado com um Celta abandonado em uma viela, fotografou a placa e enviou a imagem por meio da ferramenta Detetive Cidadão – que se tornou a principal atração do aplicativo. Ao cruzar os dados, o sistema logo acionou os órgãos de segurança.
– Esse veículo já havia sido identificado pelo cercamento eletrônico (câmeras instaladas em pardais), mas só foi possível localizá-lo com a denúncia no #EuFaçoPOA – diz o diretor Alexandre Horn, da Procempa.
A ideia é justamente unir a participação da população e o monitoramento por câmeras para combater o furto e roubo de veículos.
O aplicativo
Lançado em março de 2017, o aplicativo teve um bum de downloads a partir da última sexta-feira (14), quando a prefeitura de Porto Alegre divulgou um novo material publicitário na TV, no rádio e nas redes sociais.
O app está disponível nas plataformas Android e iOS. Além da ferramenta Detetive Cidadão, a plataforma possibilita a solicitação de serviços municipais e o acesso a informações sobre consultas especializadas pelo SUS.