Ganhou até matagal a inacreditável cratera que alcança cerca de cinco metros de extensão em plena calçada da Rua Anita Garibaldi, no bairro Mont'Serrat. O buraco já era imenso em outubro, quando apareceu com o rompimento de uma rede de esgoto, e de lá para cá continua crescendo — além de bloquear a circulação de pedestres, já interditou totalmente a garagem de um prédio próximo à Mariland.
Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos, o caso é complexo e deve entrar na programação da empresa que venceu em janeiro o contrato de pequenas obras. A terceirizada inicia suas atividades na segunda quinzena de março.
— Essa ocorrência evidencia o déficit de drenagem que a cidade possui, resultado de décadas de decisões equivocadas, falta de investimento e irregularidades na prestação de serviços — diz o secretário Ramiro Rosário.
Leia a íntegra da nota da prefeitura:
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) informa, por meio da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (DMAP), que o caso na Rua Anita Garibaldi, nas proximidades da Av. Mariland, trata-se de uma demanda complexa, mas que poderá ser contemplada pela empresa vencedora do contrato de pequenas obras. A Brasmak Engenharia, se habilitou através do pregão eletrônico realizado no último dia 5 de Janeiro e há a expectativa de que entre em atividade na primeira quinzena de março, tendo como uma das prioridades o caso referido.
"Esta ocorrência evidencia mais uma vez o déficit de drenagem que possui a cidade de Porto Alegre, resultado de décadas e de decisões equivocadas, falta de investimentos e irregularidades na prestação de serviços de contratos de manutenção. Temos redes pluviais com mais de 60 anos e insuficientes. Estudos apontam que seriam necessários pelo menos 3 Bilhões de Reais para que a cidade tivesse sua estrutura de drenagem próxima ao ideal. A falta de recursos, devido à grave crise financeira do município, também potencializa as dificuldades, para que tivéssemos soluções mais efetivas e breves, deixando clara a necessidade de uma reestruturação financeira para o bem estar da cidade", afirma o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.